Você está procurando um estágio? Pretende se inserir logo no mercado de trabalho ou mudar para outro estágio e aprender mais coisas novas?
Eu sei, está bem difícil conseguir isso, na maioria das vezes as vagas de estágio são preenchidas por indicação. A propósito quando você pensa em se candidatar para uma vaga de estágio, você envia somente seu currículo?

Aí que está o problema, a grande maioria das pessoas se candidatam para uma vaga de estágio enviando somente o currículo. Isso é muito pouco tendo em vista que todos fazem isso e o critério de avaliação acaba sendo a indicação mesmo.

Bem, vamos lá, separei 5 dicas para iniciarmos a conversa, acredito que essas dicas irão ajudar:

  • Primeira Dica
    Nunca mais mande apenas seu currículo para um escritório, ele vai ser colocado de lado e suas chances só aumentam se você for indicado por alguém, porém se o outro candidato mandar um portfólio além do currículo e se portfólio for bom, então esqueça, a vaga será dele.
  • Segunda Dica
    Mande sempre um pdf em anexo, nunca envie diversas imagens anexadas.
    O e-mail tem que ser “leve”, o material enviado não precisa ter qualidade de impressão, mesmo que o entrevistador resolva imprimir o e-mail, apenas o texto tem que estar legível.
  • Terceira Dica
    O bom gosto será o critério chave, nem simples demais, nem muito “fantasiado”.
    O profissional da área de projetos, seja ele arquitetura, design ou engenharia precisa atrair a atenção de quem receber o portfólio. Faça bom uso do design gráfico na hora da editoração do material.
  • Quarta Dica
    Portfólio não é só renderização. Muitas pessoas associam portfólio a render fantásticos e foto realísticos, não pense assim. Se você fez no estágio um trabalho de paisagismo, coloque no seu portfólio uma boa foto de tudo pronto, sem dúvida irá impressionar e mostrar sua experiência na área. Isso também serve para quem já estagiou em obra, fotos das etapas que você participou.
    Se você nunca estagiou, os trabalhos de faculdade, mesmo que os feitos a mão, são ótimos para estruturar seu portfólio, escaneie ou tire fotos deles.
  • Quinta Dica
    Tenham um e-mail descente, você cresceu já se considere um profissional.
    Crie um e-mail usando seu nome profissional, sem códigos ou gírias, isso é sempre observado por quem irá contrata-lo.
    Lembre-se, pode até ser o seu primeiro estágios mas as atitudes devem ser as mais profissionais possíveis.


Fabio Guisso

Sócio/Fundador da Multi Núcleo – Treinamentos Integrados

Leia Mais

Termos e definições BIM que você precisa saber!

Termos e definições BIM que você precisa saber!

Parte 01                                                               AEC - Arquitetura, Engenharia e Construção Termo bastante utilizado para se referir as áreas de arquitetura, engenharia e construção. BIM - Building Information Modeling Modelagem da Informação da...

ler mais
Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo

Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo

Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo, apresentamos para você uma incrível ferramenta da Autodesk: o Infraworks. O Infraworks é uma ferramenta que possibilita a compreensão do projeto ainda em fase inicial, permitindo a visualização em 3D, torna-se mais claro o...

ler mais
A Obrigatoriedade do BIM em obras públicas na Espanha

A Obrigatoriedade do BIM em obras públicas na Espanha

Nos dias 8 e 9 de março aconteceu em Barcelona a European BIM Summit, um congresso internacional que ocorre anualmente sobre o BIM (Building Information Modeling) com a finalidade de propagar boas práticas para o uso do BIM, bem como o uso compartilhado de métodos e o...

ler mais