A empresa de arquitetura Aki Hamada acaba de construir um prédio (estilo residencial, mas com escritórios polivalentes) em Kanagawa, no Japão.

O empreendimento é um complexo de escritórios que serve uma fábrica adjacente de placas de circuito, mas localiza-se num bairro residencial. O objetivo original era colocar uma oficina no piso térreo, mas ao longo do processo, evoluiu para uma área que servisse múltiplos propósitos e que incluísse a comunidade.

A maior parte dos elementos de construção foram projetados para corresponderem às expetativas dos residentes/utilizadores e terraço é agora um espaço multiusos para a vizinhança em geral.

O que traz de novo? Este edifício moderno completamente constituído por madeira “abre e fecha“. Para controlar a visibilidade do lado da estrada e ajustar luz do dia a partir do lado leste do edifício, o invólucro exterior com estores pode ser ajustado de acordo com o sol de manhã à noite.

Quase todos os elementos do edifício foram desenhados com a intenção de serem reconfigurados. A estrutura pode adaptar-se a variadas condições e requisitos e a natureza de “prédio flexível ” do projeto é também conseguida pelos ecrãs deslizáveis de estilo japonês, instalados ao longo dos pisos.

O resultado? Configurações múltiplas de cada espaço ao serviço dos objetivos mutáveis e diferentes dos utilizadores.

Leia Mais

Termos e definições BIM que você precisa saber!

Termos e definições BIM que você precisa saber!

Parte 01                                                               AEC - Arquitetura, Engenharia e Construção Termo bastante utilizado para se referir as áreas de arquitetura, engenharia e construção. BIM - Building Information Modeling Modelagem da Informação da...

ler mais
Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo

Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo

Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo, apresentamos para você uma incrível ferramenta da Autodesk: o Infraworks. O Infraworks é uma ferramenta que possibilita a compreensão do projeto ainda em fase inicial, permitindo a visualização em 3D, torna-se mais claro o...

ler mais
A Obrigatoriedade do BIM em obras públicas na Espanha

A Obrigatoriedade do BIM em obras públicas na Espanha

Nos dias 8 e 9 de março aconteceu em Barcelona a European BIM Summit, um congresso internacional que ocorre anualmente sobre o BIM (Building Information Modeling) com a finalidade de propagar boas práticas para o uso do BIM, bem como o uso compartilhado de métodos e o...

ler mais