O mercado de hotelaria está em grande expansão no Brasil e no mundo. Na Europa, países como a Itália, França e Inglaterra tem grande parte de suas rendas vinda do turismo. O turismo é conhecido como indústria limpa, pois não gera poluição e o fruto dele só enriquece os locais por onde passa. É responsável por 9% do PIB mundial.

O turismo está diretamente ligado ao crescimento da hotelaria. Na América Latina, a cidade que mais cresce com hotelaria é o Rio de Janeiro. Nas Olimpíadas, a ocupação hoteleira e em algumas outras cidades que sediaram alguns jogos ou competições chegou a 88% de ocupação.

Curso de Arquitetura Hoteleira

Vem crescendo no Brasil também o turismo gastronômico, segundo Vinícius Lummertz, presidente da Embratur. Em Santa Catarina, a rota da cachaça  ocorre no Vale do Itajaí, região que é referência na produção de cachaça artesanal.

Local de forte colonização alemã e italiana, outra bebida que pode ser degustada é a cerveja, uma das atrações da Oktoberfest em  Blumenau. Esse tour cervejeiro pode se estender ainda pelo Rio de Janeiro, no chamado circuito da Serra Verde Imperial, composto pelos municípios de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Santa Maria Madalena e Guapimirim, todos próximos do Rio de Janeiro, cidade da Olímpiada 2016.

Ainda na região Sul, o turista poderá seguir na rota do vinho, região que se destaca pelo  enoturismo.

Passeios parecidos aguardam os turistas que forem ao Rio Grande do Sul, onde acontece a rota do vinho na Serra Gaúcha. Além da bela paisagem, outra atração das cidades de Bento Gonçalves, Farroupilha, Caxias do Sul e Garibaldi são as dezenas de vinícolas.  Assim como o vinho, são incluídos também os espumantes, há uma diversificada na gastronomia, fruto na mistura das diferentes culturas presentes nessas cidades.

Esses são alguns exemplos onde temos uma grande expansão na área de hotelaria e pousadas no Brasil. É necessário conhecer em qual área seu projeto vai atuar: Temos o turismo de negócio, turismo de passeio e como citamos acima o turismo gastronômico. São três características diferentes na hotelaria e no desenvolvimento de projetos e qualificação. O turismo de negócios requer hotéis mais simples. Como exemplo temos os econômicos (quartos com aproximadamente 15,50m²) e super-econômicos (quartos com aproximadamente 12,50m²). O turismo gastronômico e o de passeio requer quartos mais amplos e confortáveis com tamanhos entre 18,00 a 22,00m². Ambos têm que possuir uma boa cama, uma boa ducha e wifi de qualidade, estando na cidade ou até em lugares mais distantes.

Esses empreendimentos tem que ser sustentáveis. Entende-se por sustentabilidade os empreendimentos ecologicamente corretos, economicamente viável, culturalmente aceitos e socialmente justos.

Autor: Arq. E Urbanista Regina Morandi

Baseada no artigo publicado por Vinicius Lemmertz, presidente da Embratur.
Original: http://huff.to/1MJyuyt

Curso de Arquitetura Hoteleira

Leia Mais

Termos e definições BIM que você precisa saber!

Termos e definições BIM que você precisa saber!

Parte 01                                                               AEC - Arquitetura, Engenharia e Construção Termo bastante utilizado para se referir as áreas de arquitetura, engenharia e construção. BIM - Building Information Modeling Modelagem da Informação da...

ler mais
Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo

Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo

Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo, apresentamos para você uma incrível ferramenta da Autodesk: o Infraworks. O Infraworks é uma ferramenta que possibilita a compreensão do projeto ainda em fase inicial, permitindo a visualização em 3D, torna-se mais claro o...

ler mais
A Obrigatoriedade do BIM em obras públicas na Espanha

A Obrigatoriedade do BIM em obras públicas na Espanha

Nos dias 8 e 9 de março aconteceu em Barcelona a European BIM Summit, um congresso internacional que ocorre anualmente sobre o BIM (Building Information Modeling) com a finalidade de propagar boas práticas para o uso do BIM, bem como o uso compartilhado de métodos e o...

ler mais