“Me diga o que quer e direi qual deve usar”
Muitos ainda perguntam “o que é Revit?”, “o que é BIM?”, alguns já respondem com outra pergunta dizendo “é igual AutoCAD?”
Normalmente a minha resposta é a seguinte:
O Revit é apenas uma ferramenta dentro do ciclo produtivo que aplicado ao conceito BIM muda completamente a forma que os processos são feitos hoje. A transição entre uma etapa e outra deixa de ser manual e passa a ser automática. Exemplo: No processo atual o quantitativo é gerado de forma demorada, durante uma análise constante dos projetos impressos ou digitais o profissional registra os dados extraídos de forma manual, contando apenas com sua experiência e cuidado na determinação dos valores. Com a utilização de ferramentas que compõem o conceito BIM, poderemos com no máximo três cliques extrair todo o quantitativo necessário e apenas exportar para um programa de orçamentos.
Após essa explicação resumida, incluindo um exemplo de fácil entendimento, apresento um outro exemplo agora me referindo ao AutoCAD:
Quando você faz um retângulo e coloca uma seta no meio indicando “8%”, você e outras pessoas que estão lendo o projeto chamam de “Rampa”, mas isso não é uma rampa, é apenas uma representação gráfica que proporciona uma visão limitada (2d) de uma rampa, isso é passivo de erros. No Revit teremos uma ferramenta rampa, que proporciona condições de construí-la digitalmente como me passa total precisão de onde inicia e onde acaba, podendo vê-la por diversos ângulos e tendo a certeza que ela pode ser executada sem conflitos.
Quando se compara Auto CAD com Revit caímos em um ponto fundamental, não é possível comparar, são coisas diferentes.
Me diga o resultado que quer e direi qual programa usar. Se você apenas quer com um grupo de linhas, representar graficamente um projeto e com isso se ter uma ideia do que será executado na obra, você poderá usar o AutoCAD; mas sem duvida terá conflitos com os diversos projetos que foram feitos e com as informações que foram geradas de forma “cega”, agora, se você se propõe a construir o protótipo da edificação de forma digital, observando todas as possibilidades e conflitos gerados, do arquitetônico e com projetos dos outros profissionais, podendo assim evitar perda de tempo e de material na obra. Sem dúvida será melhor usar o Revit.
Mesmo que seu conhecimento em Revit seja pouco diante do que conhece que é possível com o BIM, inicie e aos poucos vá buscando informações e melhorando o desempenho com as ferramentas.
Ótimos projetos!
Fabio Guisso
Sócio/Fundador da Multi Núcleo – Treinamentos Integrados
Leia Mais
Termos e definições BIM que você precisa saber!
Parte 01 AEC - Arquitetura, Engenharia e Construção Termo bastante utilizado para se referir as áreas de arquitetura, engenharia e construção. BIM - Building Information Modeling Modelagem da Informação da...
Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo
Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo, apresentamos para você uma incrível ferramenta da Autodesk: o Infraworks. O Infraworks é uma ferramenta que possibilita a compreensão do projeto ainda em fase inicial, permitindo a visualização em 3D, torna-se mais claro o...
A Obrigatoriedade do BIM em obras públicas na Espanha
Nos dias 8 e 9 de março aconteceu em Barcelona a European BIM Summit, um congresso internacional que ocorre anualmente sobre o BIM (Building Information Modeling) com a finalidade de propagar boas práticas para o uso do BIM, bem como o uso compartilhado de métodos e o...