“Me diga o que quer e direi qual deve usar”

Muitos ainda perguntam “o que é Revit?”, “o que é BIM?”, alguns já respondem com outra pergunta dizendo “é igual AutoCAD?”

revitOuAutocad

Normalmente a minha resposta é a seguinte:

O Revit é apenas uma ferramenta dentro do ciclo produtivo que aplicado ao conceito BIM muda completamente a forma que os processos são feitos hoje. A transição entre uma etapa e outra deixa de ser manual e passa a ser automática. Exemplo: No processo atual o quantitativo é gerado de forma demorada, durante uma análise constante dos projetos impressos ou digitais o profissional registra os dados extraídos de forma manual, contando apenas com sua experiência e cuidado na determinação dos valores. Com a utilização de ferramentas que compõem o conceito BIM, poderemos com no máximo três cliques extrair todo o quantitativo necessário e apenas exportar para um programa de orçamentos.

Após essa explicação resumida, incluindo um exemplo de fácil entendimento, apresento um outro exemplo agora me referindo ao AutoCAD:

     Quando você faz um retângulo e coloca uma seta no meio indicando  “8%”, você e outras pessoas que estão lendo o projeto chamam de “Rampa”, mas isso não é uma rampa, é apenas uma representação gráfica que proporciona uma visão limitada (2d) de uma rampa, isso é passivo de erros. No Revit teremos uma ferramenta rampa, que proporciona condições de construí-la digitalmente como me passa total precisão de onde inicia e onde acaba, podendo vê-la por diversos ângulos e tendo a certeza que ela pode ser executada sem conflitos.

rampa_caderevit

Quando se compara Auto CAD com Revit caímos em um ponto fundamental, não é possível comparar, são coisas diferentes.

Me diga o resultado que quer e direi qual programa usar. Se você apenas quer com um grupo de linhas, representar graficamente um projeto e com isso se ter uma ideia do que será executado na obra, você poderá usar o AutoCAD; mas sem duvida terá conflitos com os diversos projetos que foram feitos e com as informações que foram geradas de forma “cega”, agora, se você se propõe a construir o protótipo da edificação de forma digital, observando todas as possibilidades e conflitos gerados, do arquitetônico e com projetos dos outros profissionais, podendo assim evitar perda de tempo e de material na obra. Sem dúvida será melhor usar o Revit.

Mesmo que seu conhecimento em Revit seja pouco diante do que conhece que é possível com o BIM, inicie e aos poucos vá buscando informações e melhorando o desempenho com as ferramentas.
Ótimos projetos!

Fabio Guisso
Sócio/Fundador da Multi Núcleo – Treinamentos Integrados

Leia Mais

Termos e definições BIM que você precisa saber!

Termos e definições BIM que você precisa saber!

Parte 01                                                               AEC - Arquitetura, Engenharia e Construção Termo bastante utilizado para se referir as áreas de arquitetura, engenharia e construção. BIM - Building Information Modeling Modelagem da Informação da...

ler mais
Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo

Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo

Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo, apresentamos para você uma incrível ferramenta da Autodesk: o Infraworks. O Infraworks é uma ferramenta que possibilita a compreensão do projeto ainda em fase inicial, permitindo a visualização em 3D, torna-se mais claro o...

ler mais
A Obrigatoriedade do BIM em obras públicas na Espanha

A Obrigatoriedade do BIM em obras públicas na Espanha

Nos dias 8 e 9 de março aconteceu em Barcelona a European BIM Summit, um congresso internacional que ocorre anualmente sobre o BIM (Building Information Modeling) com a finalidade de propagar boas práticas para o uso do BIM, bem como o uso compartilhado de métodos e o...

ler mais