Às vezes é difícil decidir se você deveria buscar um novo diploma ou apenas fazer um curso de curta duração a fim de obter a formação necessária para alcançar seus sonhos. É fácil desmerecê-los, pensando que para conquistar uma nova habilidade você precisa frequentar uma universidade por três ou quatro anos. Entretanto, nem sempre isso é verdade.

Cursos de curta duração podem ter benefícios de longo prazo. Muitas vezes oferecidos por faculdades e universidades de renome, eles podem ajudá-lo a atualizar suas habilidades e conhecimentos para garantir sucesso no campo de aprendizagem escolhido. Quer descobrir se vale mesmo a pena investir em um? Então continue lendo esse texto!

O perfil dos cursos de curta duração

Um curso de curta duração é um programa de aprendizagem que oferece conteúdo ou treinamento de habilidades específicas em um curto período de tempo. Em geral, eles se inclinam mais para o lado prático das coisas e tem menos teoria do que se vê em diplomas universitários. Possibilitam assim uma experiência mais imersiva em seu campo de interesses, e podem durar de poucos meses até um ano.

Os cursos de curta duração destinam-se, geralmente, a profissionais que já se encontram inseridos no mercado de trabalho e gostariam de ser atualizados sobre um tema que precisam conhecer melhor à medida que assumem um novo papel em suas organizações. É comum encontrar nesse ambientes executivos recém-promovidos, que encontram ali a oportunidade de complementar seus perfis técnicos com habilidades gerenciais, por exemplo.

Todos esses cursos são destinados a agregar valor característico e aprofundamento a especializações. Se você está a procura de aperfeiçoamento, uma compreensão mais profunda de um campo exclusivo ou deseja explorar um tema particular um curso de curta duração é a escolha certa para acelerar sua carreira.

Embora o principal papel dos cursos de curta duração seja melhorar suas habilidades em um domínio distinto, eles podem ser muito úteis por uma série de outros motivos. Conheça agora algumas das principais vantagens em procurar um curso desse tipo.

Reforce seus talentos com um curso de curta duração

Cursos de curta duração são uma excelente maneira de preencher as lacunas de conhecimento que você tem e obter vantagem competitiva em promoções de emprego. Conforme a tecnologia evolui, sistemas, programas, práticas e profissões mudam tornando-se crítico para os trabalhadores que eles atualizem suas habilidades e estejam em sua melhor forma.

Já cursos de autodesenvolvimento em áreas como a liderança podem torná-lo o candidato ideal para um papel de maior responsabilidade em seu local de trabalho. E, se você for um empregador, esses mesmos cursos podem ajudá-lo a lidar eficazmente com as questões de seus funcionários.

Investir em cursos de curta duração é tão bom para o indivíduo quanto para a organização da qual ele faz parte. No nível macro, cursos de curta duração ajudam as empresas a melhorar as habilidades de seus funcionários. Em micro, eles melhoram o processo de pensamento do indivíduo.

Faça um test drive em uma nova carreira

Cursos de curta duração são também uma oportunidade e tanto que os profissionais têm para mudar o direcionamento de suas carreiras. Por meio deles é possível ganhar uma visão sobre o tipo de conhecimento necessário em uma determinada indústria.

Muitos de nós já flertamos com a ideia de mudar de área, mas não sabemos como fazer isso. Os cursos de curta duração são a sua chance de testar seus interesses e podem poupar-lhe tempo e dinheiro que, de outra forma, seriam gastos num diploma de tempo integral.

Transforme seus hobbies em algo a mais

Se você sempre sonhou em transformar seus interesses ou hobbies em uma carreira, um curso de curta duração pode ser uma ótima forma de começar. Por exigirem um investimento menor do que os cursos de graduação eles são o espaço ideal para você se descobrir.

Além disso, estudar o que quer que seja pode ser uma maneira divertida de sair do sofá e aprender novas habilidades e conhecimentos. Manter a mente ativa é tão importante quanto manter o corpo ativo, e aqueles que concluíram cursos curtos em campos não relacionados com as suas carreiras são valiosos no mercado de trabalho por demonstrarem flexibilidade e interesse em aprender.

Melhore seu currículo com cursos de curta duração

Cursos de curta duração são uma ótima maneira de preencher as lacunas de conhecimento e obter vantagens em seu emprego atual. Eles dão apoio extra a sua qualificação principal e adicionam experiência aos currículos de quem os faz. São ótimos lugares para nos tornamos mais competitivos.

Desenvolva habilidades práticas

Você raramente verá por aí em livros de desenvolvimento pessoal um aconselhamento inteligente sobre como desenvolver e manter fortes habilidades técnicas. Então anote essa dica: a chave são os cursos de curta duração.

Competências técnicas sólidas estão se tornando cada vez mais importantes e você economizará tempo e dinheiro em sua rotina se as tiver. Como cursos de curta duração são voltados para o dia a dia das profissões é neles que você verá problemas práticos serem encarados de maneira realista. Essas habilidades serão valiosas em seu futuro profissional.

Aumente sua rede de contatos

Se um currículo de qualidade é certamente necessário para que você seja bem-sucedido é um bom networking que vai fazer com que ele chegue às pessoas certas. Entretanto, o desenvolvimento de uma rede de contatos pode ser difícil e demorado. Por isso, um curso de curta duração vai ajudá-lo a sair na frente dos demais profissionais.

Não é difícil entender por quê. Quando você sai do mesmo círculo social em que esteve estagnado pelos últimos dez anos e passa a frequentar novos lugares, tem a chance de conhecer pessoas que podem mudar a sua vida. Cursos de curta duração vão expor você ao contato com dezenas de novos colegas, que provavelmente tem áreas de atuação semelhantes e conhecem outras tantas pessoas que podem alavancar sua carreira.

Em suma, se você:

  • está interessado em um campo de estudos diferente do que o levou a universidade;
  • tem pouco tempo ou dinheiro para investir;
  • trabalha em um campo interdisciplinar;
  • quer um novo elemento em seu currículo; ou
  • pretende conhecer novas pessoas e amplificar suas oportunidades;

Fonte: IGC Educação

Leia Mais

Termos e definições BIM que você precisa saber!

Termos e definições BIM que você precisa saber!

Parte 01                                                               AEC - Arquitetura, Engenharia e Construção Termo bastante utilizado para se referir as áreas de arquitetura, engenharia e construção. BIM - Building Information Modeling Modelagem da Informação da...

ler mais
Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo

Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo

Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo, apresentamos para você uma incrível ferramenta da Autodesk: o Infraworks. O Infraworks é uma ferramenta que possibilita a compreensão do projeto ainda em fase inicial, permitindo a visualização em 3D, torna-se mais claro o...

ler mais
A Obrigatoriedade do BIM em obras públicas na Espanha

A Obrigatoriedade do BIM em obras públicas na Espanha

Nos dias 8 e 9 de março aconteceu em Barcelona a European BIM Summit, um congresso internacional que ocorre anualmente sobre o BIM (Building Information Modeling) com a finalidade de propagar boas práticas para o uso do BIM, bem como o uso compartilhado de métodos e o...

ler mais