Green BIM

Com o surgimento do BIM- Building Information Modeling (Modelagem de Informação da Construção) está transformando a indústria da construção e redefinindo a maneira como nós entregamos os projetos. Na Skanska (construtora), o BIM foi implementado durante todas as fases do ciclo de vida do projeto, desde a concepção da criação às instalações, facilitando o gerenciamento. Usando o BIM juntamente com a criação sustentável e técnicas de construção é referido como “BIM Verde”. O BIM Verde ajuda os integrantes do projeto a tomar decisões informadas no início do processo de criação e permite um maior impacto sobre a eficiência e o desempenho de um projeto de construção.
Tabela2
Energy4  Energia

Usando BIM em fase de projeto nos ajuda a avaliar a eficiência energética e fazer recomendações para alternativas de projeto que irão melhorar o desempenho de um edifício. Ao combinar BIM com software especializado em testes energeticos, cada parte de um edifício, incluindo o sistema MEP, podem ser simulados e otimizados para uma maior eficiência energética.

CarbonFootprintCarbono

A análise da utilização do ciclo do carbono com BIM nos ajuda a testar projetos conceituais para que possamos especificar soluções com o menor impacto de carbono possível. Isso nos permite identificar as opções de baixo carbono que têm o potencial para reduzir as emissões de carbono durante as fases de projeto e construção, bem como as opções que levam a economia de carbono durante a operação de um edifício.

MaterialsMateriais

Utilizar o BIM para gerenciamento de materiais podem reduzir significativamente os resíduos de construção e dinamizar a cadeia de abastecimento através de formas mais precisas. Também nos ajuda a selecionar soluções de projeto que podem reduzir o impacto ambiental de um edifício ao longo de sua operação. O BIM tem o potencial de reduzir o desperdício em todos os projetos de construção, é altamente benéfico para grandes projetos complexos, que tendem a gerar desperdício significativo se não forem cuidadosamente gerido.

Water_ConservationÁgua

O BIM ajuda a quantificar a quantidade de água utilizada em um edifício por meio do cálculo do número das instalações de pias, vasos sanitários entre outros, relacionando o seu uso de água. Isso também nos ajuda a medir o potencial de reuso de “águas cinzas”, o que é altamente benéfico para a redução da demanda de abastecimento de água local. A quantidade de água disponível para a colheita pode ser calculado usando o BIM, baseado no local, o sistema de colheita e o tamanho de construção.

Fonte: www.group.skanska.com

Leia Mais

Termos e definições BIM que você precisa saber!

Termos e definições BIM que você precisa saber!

Parte 01                                                               AEC - Arquitetura, Engenharia e Construção Termo bastante utilizado para se referir as áreas de arquitetura, engenharia e construção. BIM - Building Information Modeling Modelagem da Informação da...

ler mais
Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo

Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo

Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo, apresentamos para você uma incrível ferramenta da Autodesk: o Infraworks. O Infraworks é uma ferramenta que possibilita a compreensão do projeto ainda em fase inicial, permitindo a visualização em 3D, torna-se mais claro o...

ler mais
A Obrigatoriedade do BIM em obras públicas na Espanha

A Obrigatoriedade do BIM em obras públicas na Espanha

Nos dias 8 e 9 de março aconteceu em Barcelona a European BIM Summit, um congresso internacional que ocorre anualmente sobre o BIM (Building Information Modeling) com a finalidade de propagar boas práticas para o uso do BIM, bem como o uso compartilhado de métodos e o...

ler mais