Green BIM
Com o surgimento do BIM- Building Information Modeling (Modelagem de Informação da Construção) está transformando a indústria da construção e redefinindo a maneira como nós entregamos os projetos. Na Skanska (construtora), o BIM foi implementado durante todas as fases do ciclo de vida do projeto, desde a concepção da criação às instalações, facilitando o gerenciamento. Usando o BIM juntamente com a criação sustentável e técnicas de construção é referido como “BIM Verde”. O BIM Verde ajuda os integrantes do projeto a tomar decisões informadas no início do processo de criação e permite um maior impacto sobre a eficiência e o desempenho de um projeto de construção.
Energia
Usando BIM em fase de projeto nos ajuda a avaliar a eficiência energética e fazer recomendações para alternativas de projeto que irão melhorar o desempenho de um edifício. Ao combinar BIM com software especializado em testes energeticos, cada parte de um edifício, incluindo o sistema MEP, podem ser simulados e otimizados para uma maior eficiência energética.
A análise da utilização do ciclo do carbono com BIM nos ajuda a testar projetos conceituais para que possamos especificar soluções com o menor impacto de carbono possível. Isso nos permite identificar as opções de baixo carbono que têm o potencial para reduzir as emissões de carbono durante as fases de projeto e construção, bem como as opções que levam a economia de carbono durante a operação de um edifício.
Utilizar o BIM para gerenciamento de materiais podem reduzir significativamente os resíduos de construção e dinamizar a cadeia de abastecimento através de formas mais precisas. Também nos ajuda a selecionar soluções de projeto que podem reduzir o impacto ambiental de um edifício ao longo de sua operação. O BIM tem o potencial de reduzir o desperdício em todos os projetos de construção, é altamente benéfico para grandes projetos complexos, que tendem a gerar desperdício significativo se não forem cuidadosamente gerido.
O BIM ajuda a quantificar a quantidade de água utilizada em um edifício por meio do cálculo do número das instalações de pias, vasos sanitários entre outros, relacionando o seu uso de água. Isso também nos ajuda a medir o potencial de reuso de “águas cinzas”, o que é altamente benéfico para a redução da demanda de abastecimento de água local. A quantidade de água disponível para a colheita pode ser calculado usando o BIM, baseado no local, o sistema de colheita e o tamanho de construção.
Fonte: www.group.skanska.com
Leia Mais
Termos e definições BIM que você precisa saber!
Parte 01 AEC - Arquitetura, Engenharia e Construção Termo bastante utilizado para se referir as áreas de arquitetura, engenharia e construção. BIM - Building Information Modeling Modelagem da Informação da...
Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo
Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo, apresentamos para você uma incrível ferramenta da Autodesk: o Infraworks. O Infraworks é uma ferramenta que possibilita a compreensão do projeto ainda em fase inicial, permitindo a visualização em 3D, torna-se mais claro o...
A Obrigatoriedade do BIM em obras públicas na Espanha
Nos dias 8 e 9 de março aconteceu em Barcelona a European BIM Summit, um congresso internacional que ocorre anualmente sobre o BIM (Building Information Modeling) com a finalidade de propagar boas práticas para o uso do BIM, bem como o uso compartilhado de métodos e o...