Enquanto a crise afeta o país, o mercado de energia solar só cresceu em 2016. A geração e serviços na área de tecnologia tiveram um aumento e não vão parar em 2017.

A geração de energia solar acontece de duas maneiras: a centralizada, onde são instalados parques de produção em grande escala de energia, e a distribuída, sistemas menores que geram energia que compensa o consumo, na maioria das vezes, pelo dono do sistema.

No começo de 2016 a geração distribuída solar fotovoltaica tinha pouco mais de 1,7 mil sistemas instalados no país. Até novembro esse número subiu para 6,5 mil, sem contabilizar os dados de dezembro, conforme o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia, um crescimento de 270%.

Esses dados demonstram o quanto a geração distribuída solar fotovoltaica tem potencial para avançar, mesmo num país com sua economia abalada. Mostra o quanto é seguro investir em tal tecnologia, visando diminuição de custos para empresas e residências.

Após a resolução de nº 687 da Aneel, a geração centralizada teve um grande estímulo, pois foi permitido que a energia gerada nas usinas solares pudesse ser compensada na conta de vários consumidores ao mesmo tempo. Muitos empreendimentos saíram do papel, gerando empregos e aumentando o faturamento das empresas.

Um economista do banco Santander destaca que o aumento da geração de energia solar ajudará na produção agrícola brasileira, especialmente nas safras de soja, milho, algodão e feijão.

Leia Mais

Termos e definições BIM que você precisa saber!

Termos e definições BIM que você precisa saber!

Parte 01                                                               AEC - Arquitetura, Engenharia e Construção Termo bastante utilizado para se referir as áreas de arquitetura, engenharia e construção. BIM - Building Information Modeling Modelagem da Informação da...

ler mais
Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo

Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo

Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo, apresentamos para você uma incrível ferramenta da Autodesk: o Infraworks. O Infraworks é uma ferramenta que possibilita a compreensão do projeto ainda em fase inicial, permitindo a visualização em 3D, torna-se mais claro o...

ler mais
A Obrigatoriedade do BIM em obras públicas na Espanha

A Obrigatoriedade do BIM em obras públicas na Espanha

Nos dias 8 e 9 de março aconteceu em Barcelona a European BIM Summit, um congresso internacional que ocorre anualmente sobre o BIM (Building Information Modeling) com a finalidade de propagar boas práticas para o uso do BIM, bem como o uso compartilhado de métodos e o...

ler mais