Depois das dicas sobre montagem de portfólio, resolvemos buscar o depoimento de alguns profissionais da área, para saber o que eles tem considerado no momento da seleção de novos estagiários e profissionais para trabalhar em suas respectivas empresas.
Observe que a valorização dos trabalhos já realizados, mesmo que os acadêmicos, é fundamental na decisão de qual candidato a vaga será escolhido.
Sem dúvida a nossa página de portfólio online será a ferramenta utilizada para buscar os próximos integrantes de suas respectivas equipes.

A área de arquitetura trabalha muito com imagens, pois vendemos para o cliente algo que ainda não existe, vendemos um sonho, então uma boa apresentação é 50% do sucesso de um projeto. Sempre que nosso escritório abre vagas a novos estagiários ou profissionais, a apresentação de um portfólio bem feito, organizado e com bons trabalhos faz toda a diferença na contratação, pois conseguimos ver com mais clareza o nível do profissional/estagiário que estamos contratando.
Adriano Segantini

Arquiteta e Urbanista, Heliomar Venâncio Arquitetura

Quando recebo curriculum de estagiários o que vejo primeiramente é que tipo de cursos tenham feito em relação a 3D e detalhamentos em 2D, pois no meu escritório tudo é mostrado ao cliente primeiramente em 3D e depois o estagiários tem que ter a rapidez e desenvoltura para detalhamento, buscando sempre novos conhecimentos.
Prezo bastante pela confiança e o se doar pelo escritório. Pra mim meu escritório é como se fosse uma segunda casa, onde todos se interagem e trocam conhecimentos. E é nessa troca de conhecimentos que analiso o estagiário se ele tem o interesse e a confiança que posso contar.
Alessandra Luppi Guidoni

Arquiteta e Urbanista

Excelente a ideia de criar um “Banco de Talentos de Estagiários de Arquitetura e Urbanismo”.
Sempre acreditei na escolha dos profissionais pela meritocracia.
Para mim um projeto para um arquiteto fala mais do que mil palavras!
Vocês não imaginam como através de um projeto conseguimos avaliar o conhecimento técnico e a criatividade do profissional.
A apresentação dos trabalhos e projetos no portifólio do estudante desde o início do curso ajuda a demonstrar a evolução dele.
O que pesou na escolha do último estagiário que contratamos foi o projeto que ela apresentou. Acertamos tanto na escolha que agora ela faz parte da nossa equipe como arquiteta.
Na maioria das vezes que contratei estagiários preferi pessoas sem experiência profissional, porque geralmente elas estão mais dispostas a aprender, mas é essencial que:
– Conheçam as ferramentas disponíveis no mercado;
– Sejam comprometidos e dedicados à profissão.

Precisamos de bons arquitetos e urbanistas para valorizar a nossa profissão!

Cláudia Faria Janes

Arquiteta e Urbanista, SERENG

Selecionar estagiários para trabalhar na minha empresa não é uma tarefa muito fácil. A oferta é grande e o ritmo de trabalho do meu escritório é bastante acelerado. Tenho buscado candidatos com maior desenvoltura nas plataformas de 3D do tipo Revit e Sketchup. Quando o candidato apresenta seu currículo com imagens de seus trabalhos mais recentes, isso facilita bastante a minha seleção.  Já dá para ter uma ideia da sua desenvoltura e do quanto ele pode evoluir no meu escritório.  Além do mais,  um portfólio bem montado com trabalhos ilustrados em cor demonstra o diferencial do candidato sobre os outros.

Max Mendes Mello

Arquiteto e Urbanista, Max Mello - Arquitetura Sem Limites

Muitas vezes temos necessidades de contratar estagiários de arquitetura, mas não temos um local onde procurar e conhecer os trabalhos já desenvolvidos por eles. Normalmente pedimos indicações aos colegas ou estagiários que já trabalharam conosco. Outra maneira é conversarmos com colegas professores que nos indicam seus alunos. A indicação vinda de uma pessoa conhecida é muito importante e se puder vir acompanhada de um portfólio de desenvolvimento dos trabalhos já realizados, ainda que acadêmicos ajuda no conhecimento da pessoa, nas soluções propostas, no conhecimento de alguns programas, etc…. Imagem é sempre um ponto positivo.

Regina Morandi

Arquiteta e Urbanista, Regina Morandi Arquitetura

Na Real Multimídias trabalhamos com Computação Gráfica. Desenvolvemos imagens, animações e vídeos em 2D e 3D para áreas diversas como arquitetura/engenharia, publicidade e indústria. Para iniciarmos uma conversa com um candidato a estágio ou emprego na área de produção, é imprescindível que nos seja apresentado um portfólio, porque mais importante que um currículo, no primeiro momento, é ver o que ele consegue fazer através de imagens. Com o portfólio em mãos conseguimos avaliar melhor o candidato e numa futura entrevista conversaremos a respeito da forma que ele desenvolveu a imagem/vídeo, softwares e recursos utilizados. Mesmo que o portfólio não tenha imagens espetaculares, mas que seja bem apresentado, procuramos olhar detalhes que revelem o potencial do candidato. E claro, não pode mentir, usando imagens que não são de sua autoria, porque certamente será descoberto.

Alessandro Tibúrcio

Sócio/Diretor, Real Multimídias Computação Gráfica

Quando uma empresa deseja crescer, precisa contratar pessoas que também almejam esse crescimento, que demonstrem desempenho e esforço. Por isso, analiso com cautela os portifólios, observando o nível de capricho empregado nesta importante etapa profissional, que é a busca pela experiência. Acredito que são os detalhes que fazem a diferença e que todos são capazes de executar um bom trabalho. Sempre afirmo: basta se qualificar! Afinal, a busca de novos conhecimentos, recursos e oportunidades é a chave do sucesso!

Mirian Miyamoto

Arquiteta e Urbanista , Miyamoto Arquitetura

Leia Mais

Termos e definições BIM que você precisa saber!

Termos e definições BIM que você precisa saber!

Parte 01                                                               AEC - Arquitetura, Engenharia e Construção Termo bastante utilizado para se referir as áreas de arquitetura, engenharia e construção. BIM - Building Information Modeling Modelagem da Informação da...

ler mais
Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo

Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo

Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo, apresentamos para você uma incrível ferramenta da Autodesk: o Infraworks. O Infraworks é uma ferramenta que possibilita a compreensão do projeto ainda em fase inicial, permitindo a visualização em 3D, torna-se mais claro o...

ler mais
A Obrigatoriedade do BIM em obras públicas na Espanha

A Obrigatoriedade do BIM em obras públicas na Espanha

Nos dias 8 e 9 de março aconteceu em Barcelona a European BIM Summit, um congresso internacional que ocorre anualmente sobre o BIM (Building Information Modeling) com a finalidade de propagar boas práticas para o uso do BIM, bem como o uso compartilhado de métodos e o...

ler mais