Álvaro J Bremenkamp

Álvaro J Bremenkamp

Estudante de Arquitetura

  • Lumion 70% 70%
  • Revit 70% 70%
  • Photoshop 60% 60%
  • Design Builder 60% 60%
  • SketchUp 40% 40%
  • AutoCAD 30% 30%

ARTIGOS

“Dificuldades na implementação do Design Builder no mercado brasileiro” | SBE Series 16 – Brazil & Portugal
“Análise de qualidade ambiental do novo modelo integral de escola no Espírito Santo: Programa Escola Viva” | SBE Series 16 – Brazil & Portugal
PROJETO DE REABILITAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO SÍTIO HISTÓRICO DA PRAINHA DE VILA VELHA – ES

Por Álvaro J Bremenkamp, Diana Brettas, Larissa Farias e Vinícius Nunes

 

A Concepção

A proposta foi elaborar um projeto de reabilitação e conservação do sitio histórico para a região da Prainha em Vila Velha – ES com características contemporâneas em harmonia com contexto histórico, legalizado pela lei 5657/15. A metodologia, utilizada para a concepção da proposta, foi composta por um diagnostico da área em questão que englobou vários fatores como sistema viário, semiótica, morfologia e paisagem cultural, pela elaboração de diretrizes projetuais que nortearam o projeto seguida da confecção do anteprojeto e por fim pelo detalhamento, à nível de projeto executivo, das áreas de maior importância no contexto da reabilitação. A proposta foi orientada pelos professores Dra. Michelly Ramos de Angelo, Dr. Luiz Marcello Gomes Ribeiro e Dra. Simone Neiva Loures Gonçalves no período 2016/2, a fim de refinar os conceitos e aplicações dos aspectos projetuais referentes à conservação do patrimônio histórico, sistema viário e paisagismo urbano.

O Projeto

O projeto teve como conceito “devolver a vida” ao local, privilegiando o pedestre e os diferentes modais, a fim de diminuir a insegurança e a sensação de abandono. Foram criados diversos tipos de cenários através da ligação e conexão entre os diferentes eixos existentes com a utilização de paginação orgânico regular. Também foi estabelecido o um novo símbolo denominado Marco ao Descobrimento. Dele saem as linhas de força que criam as nuances da paginação. O estabelecimento de linhas curvas tem como objetivo fazer com que a pessoa consiga ir através de cada atração histórica não deixando de aproveitar toda a vista e a ambiência criada.

PROJETO DE CLÍNICA DE CIRURGIA PLÁSTICA E ESTÉTICA EM VILA VELHA – ES

Por Álvaro J Bremenkamp e Vinícius Nunes

 

O Projeto