Use a Realidade Virtual em seus projetos.

Imagine saltar da sua sala de reuniões no centro da cidade para uma casa de praia que ainda nem foi construída e com apenas um movimento retornar e retomar sua apresentação. Essa experiência está se tornando cada vez mais possível graças às tecnologias de imersão que nesse exato momento estão sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas para as mais diversas aplicações. É claro que cada uma delas tem suas peculiaridades e aplicações específicas e de maneira geral, ainda se confunde muito o que é realidade aumentada (AR) e o que é realidade virtual (VR).

Realidade Virtual caracteriza-se por proporcionar através de simulações, interação em um ambiente sintético com computador, reproduzindo um “mundo fictício” que faz o usuário da tecnologia ter a impressão de vivência.

Realidade Aumentada potencializa a percepção sobre o mundo real, sobrepondo imagens reais com fictícias, criando assim a impressão de que objetos virtuais estão interagindo com a realidade em tempo real.

 

Ambas são parte de uma realidade mais ampla e contínua conhecida como “Realidade Mista” (MR), que combina AR e VR para gerar uma experiência que mais imersiva, ancorando objetos virtuais em um ponto no espaço real.

O uso dessa tecnologia é possível em diversas áreas. No campo da Arquitetura e engenharia por exemplo pode-se usá-la em quase todas as etapas de um projeto, facilitando muito o trabalho do profissional, possibilitando a visualização e localização no espaço do ambiente que vai ser trabalhado. No design de interiores, basta ter os móveis modelados em 3D e uma fotografia com um marcador no ambiente.

O planejamento pode ser feito na presença do cliente se for necessário. Usando Apenas com um smartphone e o aplicativo certo é possível levar seus clientes para dentro do seu projeto tornando a apresentação muito mais dinâmica. Você e seu cliente poderão compartilhar e compreender igualmente as qualidades espaciais de um projeto e isso fará total diferença na hora de fechar um negócio e acaba gerando menos ou quase nenhuma chance de ter que refazer um trabalho, garantindo satisfação total do cliente.

Essas tecnologias têm ficado cada vez mais viáveis e se tornado tendência para os anos que se seguem. Suas aplicações profissionais serão indispensáveis em um futuro muito próximo. O que se entende por arquitetura e construção hoje será completamente afetado por elas, tendo em vista sua capacidade de imersão em um ambiente que ainda será construído.

Leia Mais

Termos e definições BIM que você precisa saber!

Termos e definições BIM que você precisa saber!

Parte 01                                                               AEC - Arquitetura, Engenharia e Construção Termo bastante utilizado para se referir as áreas de arquitetura, engenharia e construção. BIM - Building Information Modeling Modelagem da Informação da...

ler mais
Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo

Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo

Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo, apresentamos para você uma incrível ferramenta da Autodesk: o Infraworks. O Infraworks é uma ferramenta que possibilita a compreensão do projeto ainda em fase inicial, permitindo a visualização em 3D, torna-se mais claro o...

ler mais
A Obrigatoriedade do BIM em obras públicas na Espanha

A Obrigatoriedade do BIM em obras públicas na Espanha

Nos dias 8 e 9 de março aconteceu em Barcelona a European BIM Summit, um congresso internacional que ocorre anualmente sobre o BIM (Building Information Modeling) com a finalidade de propagar boas práticas para o uso do BIM, bem como o uso compartilhado de métodos e o...

ler mais