Use a Realidade Virtual em seus projetos.
Imagine saltar da sua sala de reuniões no centro da cidade para uma casa de praia que ainda nem foi construída e com apenas um movimento retornar e retomar sua apresentação. Essa experiência está se tornando cada vez mais possível graças às tecnologias de imersão que nesse exato momento estão sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas para as mais diversas aplicações. É claro que cada uma delas tem suas peculiaridades e aplicações específicas e de maneira geral, ainda se confunde muito o que é realidade aumentada (AR) e o que é realidade virtual (VR).
Realidade Virtual caracteriza-se por proporcionar através de simulações, interação em um ambiente sintético com computador, reproduzindo um “mundo fictício” que faz o usuário da tecnologia ter a impressão de vivência.
Realidade Aumentada potencializa a percepção sobre o mundo real, sobrepondo imagens reais com fictícias, criando assim a impressão de que objetos virtuais estão interagindo com a realidade em tempo real.
Ambas são parte de uma realidade mais ampla e contínua conhecida como “Realidade Mista” (MR), que combina AR e VR para gerar uma experiência que mais imersiva, ancorando objetos virtuais em um ponto no espaço real.
O uso dessa tecnologia é possível em diversas áreas. No campo da Arquitetura e engenharia por exemplo pode-se usá-la em quase todas as etapas de um projeto, facilitando muito o trabalho do profissional, possibilitando a visualização e localização no espaço do ambiente que vai ser trabalhado. No design de interiores, basta ter os móveis modelados em 3D e uma fotografia com um marcador no ambiente.
O planejamento pode ser feito na presença do cliente se for necessário. Usando Apenas com um smartphone e o aplicativo certo é possível levar seus clientes para dentro do seu projeto tornando a apresentação muito mais dinâmica. Você e seu cliente poderão compartilhar e compreender igualmente as qualidades espaciais de um projeto e isso fará total diferença na hora de fechar um negócio e acaba gerando menos ou quase nenhuma chance de ter que refazer um trabalho, garantindo satisfação total do cliente.
Essas tecnologias têm ficado cada vez mais viáveis e se tornado tendência para os anos que se seguem. Suas aplicações profissionais serão indispensáveis em um futuro muito próximo. O que se entende por arquitetura e construção hoje será completamente afetado por elas, tendo em vista sua capacidade de imersão em um ambiente que ainda será construído.
Leia Mais
Termos e definições BIM que você precisa saber!
Parte 01 AEC - Arquitetura, Engenharia e Construção Termo bastante utilizado para se referir as áreas de arquitetura, engenharia e construção. BIM - Building Information Modeling Modelagem da Informação da...
Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo
Em homenagem ao Dia Mundial do Urbanismo, apresentamos para você uma incrível ferramenta da Autodesk: o Infraworks. O Infraworks é uma ferramenta que possibilita a compreensão do projeto ainda em fase inicial, permitindo a visualização em 3D, torna-se mais claro o...
A Obrigatoriedade do BIM em obras públicas na Espanha
Nos dias 8 e 9 de março aconteceu em Barcelona a European BIM Summit, um congresso internacional que ocorre anualmente sobre o BIM (Building Information Modeling) com a finalidade de propagar boas práticas para o uso do BIM, bem como o uso compartilhado de métodos e o...