Parte 01                                                              

AEC – Arquitetura, Engenharia e Construção
Termo bastante utilizado para se referir as áreas de arquitetura, engenharia e construção.

BIM – Building Information Modeling
Modelagem da Informação da Construção (BIM) é um conjunto de tecnologias, processos e políticas que permitem aos múltiplos interessados de um empreendimento a projetar, construir e operar uma construção no espaço virtual de forma colaborativa.

RV – Realidade Virtual
Uma experiência interativa gerada por computador, que ocorre em um ambiente simulado. A Realidade Virtual (RV) permite que os usuários interajam em um ambiente digital que esteja completamente desconectado do mundo real.

RA – Realidade Aumentada
A Realidade Aumentada (RA) traz elementos do mundo digital para a percepção do mundo real de uma pessoa, não como uma exibição simples de dados, mas através da integração de sensações imersivas, de forma que sejam percebidas como partes naturais de um ambiente.

Níveis de BIM –

2D – Desenho ou representação em duas dimensões

4D – Planejamento da Construção
A quarta dimensão de modelagem (4D) refere-se ao 3D + tempo. Ou seja, um modelo ou um fluxo de trabalho de modelagem é considerado 4D quando o tempo é adicionado aos objetos do modelo para permitir a simulação do planejamento da construção.

5D – Estimativa de Custo
A quinta dimensão de modelagem (5D) refere-se ao custo 4D +. Ou seja, um modelo (ou fluxo de trabalho de modelagem) é considerado 5D quando o custo é adicionado/incorporado aos elementos do modelo BIM. 5D é usado com a finalidade de gerar estimativa de custo e diminuir os erros atuais de orçamentos.

Entregável BIM –
Um termo genérico que refere-se a Modelos BIM , Objetos BIM, Entregáveis ​​derivados de Modelo e todos os outros entregáveis ​​do projeto / processo que sejam esperados como resultado do uso de Aplicativos BIM e Fluxos de trabalho BIM


CLASH DETECTION – Detecção de Interferências
Um uso do Modelo de representação ou uso de Modelos 3D para coordenar diferentes disciplinas (p. Ex., Estruturas e ar-condicionado) e para identificar / resolver possíveis conflitos entre os elementos antes de construir ou fabricar.
BEP – Building Executive Plan / Plano de Execução Construtivo
Um documento formal usado para definir como um Empreendimento BIM Colaborativo será desenvolvido. Um Plano de Execução BIM inclui formulários e instruções detalhadas descrevendo funções BIM, padrões de modelagem e protocolos de troca de dados.

BIP – Plano de implementação BIM
Um documento detalhando quais etapas da implementação do BIM devem ser concluídas e quando. Por exemplo, um Plano de Implementação BIM pode identificar marcos para a compra de ferramentas de Software BIM , desenvolvendo modelos específicos para entregas ou treinando a equipe

LOD – Level of development / Nível de desenvolvimento
Uma métrica BIM para identificar quais informações incluir em um modelo, ou em partes do modelo, durante o processo de modelagem e construção. Observe que a abreviação de LOD refere-se a vários termos, definições e sistemas de numeração, mesmo dentro do mesmo país.

LOI  – Level of Information / Nível de informação
Uma descrição do conteúdo não gráfico dos componentes do modelo em diferentes fases/ estágios do projeto. O termo Nível de Informação (LOI) é usado de forma intercambiável com detalhe de nível de informaçãO